28 de julho de 2011

Tumba do Apóstolo São Filipe pode ter sido encontrada na Turquia

Quinta-feira, 28 de julho de 2011, 18h23
Rádio Vaticano
(Tradução de Mirticeli Medeiros - equipe CN notícias)
AnsaRuinas da Igreja onde, possivelmente, foi encontrada a Tumba de São FilipeA chamada Missão Arqueológica Italiana, coordenada por Francesco D'Andria, talvez tenha encontrado a tumba de São Filipe, um dos 12 apóstolos de Jesus. De acordo com a tradição, Filipe foi pregador na Ásia Menor. Se a descoberta for confirmada, será uma notícia importante para as comunidades cristãs que veneram o apóstolo, bem como seriam esclarecidas algumas dúvidas referentes à sua morte.
A tumba foi descoberta entre as ruínas de uma igreja que fica localizada na área de Pamumkkale, chamada na antiguidade de Hierápolis. A notícia suscitou reações otimistas entre os arqueólogos e a comunidade eclesial.
“Seria uma grande notícia para todo o cristianismo, pois atrairá muitos peregrinos e será um dever dos cristãos cuidar do túmulo deste santo”, disse o secretário-geral da Conferência Episcopal Turca, padre Antonio Bulai.
São Filipe nasceu em 5 d.C e morreu em meados de 80d.C. Entretanto, não se sabe ainda se ele foi crucificado pelos romanos ou se sua morte foi por causas naturais.