8 de outubro de 2011

8 de Outubro - Dia do Nascituro

Celebremos a vida
A CNBB instituiu na 43ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, em 2005, a Semana Nacional da Vida, de 1 a 8 de outubro, e dia 8 o Dia do Nascituro. 

Quando os Apóstolos ligam alguma coisa na terra, Jesus liga no céu (cf. Mt 16,16 e 18,18). Então, hoje, também no Céu, é do Dia do ser humano em gestação no lugar sagrado que é o ventre materno. Antes, este era o lugar mais sagrado do mundo; mas hoje se tornou zona de fogo livre. 

Por isso hoje, Dia do Nascituro, juntemos as nossas mãos e as nossas vozes, em união com os Anjos e os Santos, para junto com a Igreja, implorar ao Senhor da Vida, que jamais este crime hediondo seja legalizado em nosso país, para que o seu solo não seja manchado de tanto sangue inocente.

Que Nossa Senhora Aparecida nos defenda!

7 de outubro de 2011

Arquidiocese recebe mais uma Congregação Religiosa

A Congregação Missionárias Apóstolas da Palavra acaba de se instalar na Arquidiocese de Natal. A Congregação chegou à Arquidiocese em agosto passado, com três missionárias, e fixou residência no território da Área Pastoral de Santo Antônio, na comunidade de Santo Antônio do Potengi - São Gonçalo do Amarante.


Nossa Senhora do Rosário

Na última aparição, em outubro de 1917, a Virgem Maria disse por fim o seu
nome: "Sou a Senhora do Rosário"; e voltou a lembrar a recomendação
já feita antes: "Continuem a rezar o terço todos os dias".


As mensagens transmitidas por Nossa Senhora em Fátima
são de proveito para todos nós, rezemos o Santo Rosário;
ofereçamos nossas orações àqueles que mais necessitam,
e estaremos alegrando de forma indizível o Sagrado
http://www.arautos.org.br/especial/20222/Nossa-Senhora-do-Rosario.html

5 de outubro de 2011

Qual é a identidade do Sacerdote de hoje?

Cidade do Vaticano, 05 out (RV) O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, fez ontem uma palestra em um encontro com os sacerdotes da Arquidiocese de Los Angeles, nos Estados Unidos. O tema escolhido pelo cardeal foi “O sacerdote no século XXI”, centrado na identidade do sacerdote e nos questionamentos de pessoas que o consideram como um “marciano”, “extraterrestre” ou “fóssil”.

Dom Mauro notou que a secularização, o gnosticismo e o ateísmo em suas várias formas estão reduzindo cada vez mais o espaço do sagrado e “sugando o sangue do conteúdo da mensagem cristã”. “Os homens das técnicas e do bem-estar, as pessoas que se caracterizam pela febre do aparecer, sentem uma extrema pobreza espiritual. Eles são vítimas de uma angústia existencial grave e se revelam incapazes de resolver os problemas básicos da vida espiritual, da vida familiar e social”.

O prefeito da Congregação para o Clero encerrou seu discurso com uma definição do sacerdote para nossos dias: “O sacerdote contemporâneo deve ser pequeno e grande, nobre de espírito como um rei, simples e natural como um camponês. A esperança do mundo é poder contar, também no futuro, com o amor de um coração sacerdotal e límpido, forte e compassivo, livre e amável, generoso e fiel. (CM)
Fonte: Rádio Vaticano

4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis "O Amor não é amado"

Conhecido como o protetor dos animais, São Francisco de Assis foi um jovem rico e adepto dos prazeres da vida. Muito jovem, porém, renunciou à riqueza e passou a pregar a simplicidade e a espiritualidade
COMUNIDADES DA PARÓQUIA DE TOUROS CELEBRAM

PROGRAMAÇÃO no ARACATI:
6h - Terço e Ofício
12h - Pipocasso
16h - Missa com batizados, seguido de procissão luminosa

PROGRAMAÇÃO em CARNAUBAL:
17h - Procissão pelas ruas da comunidade
18h - Santa Missa e batizados 

Biografia de São Francisco de Assis
Meu Senhor e meu Deus
São Francisco de Assis nasceu entre os anos de 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. E foi em homenagem ao país que seu pai batizou o filho de Francisco.

Francisco, jovem e rico, era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.

Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo do jovem de obter fama e mais dinheiro. Porém, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.

Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente conseqüência dos tempos de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente.

Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.

Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha.
Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de Francisco, que o deserdou.

Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente os bens paternos. Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.

Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte.

São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório 9º em 1228.

3 de outubro de 2011

Feriado no RN, celebra os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

De Touros sairá romaria às 12:30 horas.
Atenção, abrir em uma nova janela.
Nesta segunda-feira(3), a Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
Em alusão à data, é feriado estadual neste dia.
A Arquidiocese de Natal celebrará a data, na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, no local onde há um Monumento em honra dos Mártires.
 Às 15 horas, haverá show com a banda católica Nova Aliança e, às 16 horas, show com a cantora Maria do Rosário.   Às 18 horas, será celebrada missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo.
Caravanas de fiéis de todos os recantos da Arquidiocese, inclusive de Touros, se dirigirão para Uruaçu, objetivando participar das festividades.

Na Matriz do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros, existe um altar em honra aos Mártires, que é visitado por fiéis e devotos, construído e edealizado pelo Padre Bianor Francisco de Lima Júnior, quando da reforma da Matriz.

No território da Arquidiocese de Natal existem quatro Paróquias dedicadas aos Mártires. Em todas serão realizadas atividades para comemorar a data.

Na Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, a programação festiva começou dia 25 de setembro e segue até o dia 3. Diariamente, às 5 horas da manhã, há caminhadas penitenciais, e, às 19h30, missa. Na segunda-feira, às 16 horas, haverá procissão e missa, encerrando a programação.
No bairro de Cidade Verde, a Paróquia do Beato Mateus Moreira encerra a festa do padroeiro no domingo(2), às 18 horas, com a apresentação de uma peça teatral sobre a história dos Mártires. A peça é dirigida pelo pároco, Padre Tomás Silveira Neto.
O Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, encerrará os festejos em honra dos padroeiros na segunda-feira, às 9 horas, com missa solene, presidida Dom Matias Patrício de Macêdo. À tarde, os fiéis irão, em peregrinação, para a comunidade de Uruaçu.

Razões do feriado
O ferido do dia 3 de outubro é uma homenagem aos mortos durante dois massacres. Um ocorrido na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, e o outro na Comunidade Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante.No total, 151 pessoas foram cruelmente assassinadas por soldados holandeses e índios. O massacre ocorreu em 1645 e teve como destaque as figuras do Pe. André de Soveral e o camponês Mateus Moreira, que teve o seu coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.A lei que originou o feriado de 3 de outubro no Estado é de autoria do deputado José Dias. Ela foi aprovada pela Assembléia Legislativa e promulgada pela então governadora Wilma de Faria no dia 6 de dezembro de 2006 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7.

Momentos do Show com a cantora Maria do Rosário, no Santuário dos Mártires em Uruaçu, em 3 de outubro de 2011.
Fotos:  Pascom

Campanha Missionária 2011

No Dia mundial das Missões, Padre Josenildo abre o Mês Missionário
                                
Missão na Ecologia
“A Missão Profética da Igreja no Brasil”. Com este tema o Centro Cultural Missionário (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), e a Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, irão realizar nos dias 21 a 25 de novembro, a Semana de Formação Missionária sobre a Missão Continental e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). O Evento destinado a assessores e coordenadores pastorais dos Regionais e dioceses, além de articuladores da Missão Continental no Brasil, será realizado na sede do CCM, em Brasília.
Estou aqui:  envia-me Senhor!
http://www.pom.org.br