3 de setembro de 2011

Recitação da Coroa do Bom Jesus dos Navegantes

03/09/2011 às 12:00 horas, na Matriz - Recitação da Coroa do Bom Jesus
Presidida por:  Pe. Josenildo Bezerra dos Santos
Participação da comunidade
Momentos da recitação da Coroa
Altar-mor do Bom Jesus
Fotos:  Dione Nascimento

2 de setembro de 2011

Aniversário da Paróquia é celebrado com maratona

Nesta 5ª feira, 1º de setembro, em comemoração ao aniversário de 179 da Paróquia de Touros e 211 anos da Matriz, e abrindo a Semana da Pátria, em Touros, o Grupo de Escoteiros Gaspar de Lemos, e os Guardas Mirim, do Pelotão da Polícia de Touros,  com atletas do sexo masculino e feminino, realizaram uma maratona de corrida com revezamento, trazendo até Touros o Fogo Simbólico, num total de sessenta e cinco quilômetros, em cinco horas, com apoio da Prefeitura Municipal.
A largada se deu na cidade de Ceará Mirim, que teve início às quinze horas, chegando em Touros, às vinte horas.

No comando, estava o Jovem Escoteiro, presidente do Grupo, Juscelino Kubitschek  Alves da Silva, e o Padre Jailson Nunes de Brito.
Na chegada, todos foram vencedores.

Durante a celebração os componentes da Pascom, se fez presente.
Por:  Dione Nascimento - Fotos:  Pascom

31 de agosto de 2011

Filipinos rezam um milhão de rosários pela paz mundial

A campanha que pretende levar 1 milhão de filipinos à recitação do rosário, diariamente, durante 200 dias.

A Conferência Episcopal das Filipinas promove de 7 de outubro a 31 de maio de 2012 a Cruzada do Rosário em família, uma campanha que pretende levar 1 milhão de filipinos à recitação do rosário, diariamente, durante 200 dias, na intenção de todos os países do mundo.

Já a partir desta quinta-feira, 1º, serão realizados encontros para preparar a Campanha de um milhão de rosários pelo mundo.

Segundo o Bispo da Diocese de Tandag e Presidente da Conferência Episcopal das Filipina, Dom Nereo Odchimar, apesar de ser uma campanha simples, esta contribuirá para as portas para a paz duradoura. O bispo convocou as paróquias, escolas e inclusive os filipinos que vivem fora do país para que também participem da iniciativa.
Fonte: www.cancaonova.com

Pe. Leilson, assumiu Área Pastoral de Montanhas

O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, criou a Área Pastoral de São João Batista, no município de Montanhas, nesta segunda-feira, 29, às 19 horas, como já havia divulgado a programação no protocolo religioso.
O Arcebispo e o Vigário, juntamente com seus familiares, foram recebidos em meio a multidão que os aguardavam em frente a Escola Estadual Ocila Bezerril, e ao som de uma banda marcial , saíram em procissão até a Igreja Matriz.
Na ocasião, após ser lido o Decreto, o Arcebispo nomeou o Padre Leilson Leandro da Silva, que passosu a ser responsável pela nova Área, a qual será desmembrada da Paróquia de São Francisco de Assis, de Pedro Velho.
Em seguida o responsável pelo protocolo fez a apresentação do Padre Leilson aos populares presentes, apresentando-os também sua Família e em seguida foi celebrada a Santa Missa com todas as honras necessárias para a realização que o momento pedia.

Em Touros, Pe. Leilson fez um excelente trabalho junto aos jovens da Paróquia, mostrando sua aptidão para o cargo que ora assume.

30 de agosto de 2011

Uma casa para Nísia

"Uma mulher à frente de seu tempo". A frase pode até estar desgastada, mas define o perfil de Dionísia Gonçalves Pinto. Natural de Papari, Dionísia ganhou o mundo na pele de Nísia Floresta Brasileira Augusta e deu os primeiros passos na luta pela valorização do papel da mulher dentro da sociedade; sua obra desperta o interesse de pesquisadores de todo o mundo e suas ideias refletem até hoje nas conquistas pela igualdade de direitos. Nísia também levantou questões consideradas tabus no século 19, como a defesa dos direitos dos índios, o fim da escravidão e a instituição de uma nação republicana. 
Fonte:  Trubuna do Norte

Paróquia de Touros é representada na apresentação do PLHIS

A Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Touros, reuniu-se nesta manhã, (30/08), às 10 horas, no auditório do Centro de Turismo, para apresentar o Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS.
Técnicas da Empresa Start, a qual, foi contemplada pela licitação para elaboração deste plano, a convite da Secretaria Social do Município, apresentaram aos representantes das classes sociais do Município, as proposições  de “planejar ações direcionadas para diminuir o deficit habitacional do Município de Touros,” assim, nos informou, Flávio dos Santos, assistente de Programas Habitacionais.
Entre os presente, registrou-se, a Secretária de Assitência Social do Município, Sandra Santana, Edvânia Farias-Turismo, Assis Pinheiro-Administração, Lenilson Souza-Comunicação, Damião Pinheiro, Sindicato dos Trabalhares Rurais, entre outros.A Paróquia de Touros, que faz parte do Conselho Titular, como membro permanente, esteve representada por Poliana Alves Santana.
Texto e fotos:  Dione Nascimento