23 de novembro de 2011

Dia de Ação de Graças com festas e orações


Dia de agradecer a Deus pelos bons acontecimentos - 24 de Novembro

Você está entre os sete bilhões de habitantes da Terra.   No Brasil, somos 191,5 milhões e, em Touros 31,86 mil habitantes.

O Dia de Ação de Graças (AO 1945: Dia de Ação de Graças) (em inglês: Thanksgiving Day) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas cristãs, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.

Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia em que as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja e orações.

O peru é considerado o principal prato deste Dia.


E no Brasil, o que faremos?

21 de novembro de 2011

Apresentação de Maria Santíssima

A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.


A capital do Estado do RN, festeja neste dia Nossa Senhora da Apresentação.  Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica.


Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa SenhoraMãe da Igreja.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!
http://cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=21&mes=11

20 de novembro de 2011

Irmã Aloísia Gerhardinger - 1 ano de saudade

Uma missionária da Igreja de Cristo

Alemã de Baviera, nasceu em 6 de janeiro de 1918, entrou na Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, no ano de 1935, em Gaissau, Áustria.

Iniciou a sua vida religiosa em 1938, e veio para o Brasil, tendo aqui, exercido várias atividades.  Além de administradora, tinhas outras habilidades como farmacêutica e laboratorista.


Ir. Aloísia (Daniela) Gerhardinger, faleceu em 20 de novembro de 2010. 

Uma grande missionária, que deixou por onde passou, a marca do seu trabalho, inclusive no Paróquia de Touros, onde fez um papel administrativo, que muitos administradores públicos, não faria, e não faz.

Em Touros, reformou a Casa Paroquial, construiu vilas de casas para os pobres, centros pastorais, igrejas e capelas, marcenaria, frigorífico.  Financiou muitos barcos de pesca, estudos para muitos filhos de famílias carentes, e construiu muitas casas de famílias ligadas a Igreja Católica de Touros. 

Conheço a palavra ingratidão,  e espanto-me com o seu conteúdo.

Aqueles que mais se favoreceram de irmã Aloísia, foram quem mais a esqueceram.

Morreu em Santa Catarina, triste, porque não queria deixar Touros.  Partiu, esquecida pelo povo que ela tanto ajudou a reconstuirem as suas vidas.

Conheci uma mulher imponente, mas que no ano de 1982, após uma palestra sobre São Francisco de Assis, na Escola Estadual Tabelião Júlio Maria, procurou-me para dizer:  - me perdoe!  (Isto porque infelizmente, no nosso dia-a-dia, muitos ainda se preocupam em viver de leva e traz, para adquirir alguma coisa).   Esquecem essas pessoas do que Jesus diz na Palavra:  tudo o que está encoberto, um dia virá as claras. 

Meu pai, Lucilo Afonso do Nascimento, foi amigo confidencial de irmã Aloísia, e tinha por ela, grande admiração, carinho e respeito.
Por:  Dione Nascimeto

Boa Cica realiza 1º Encontrão

1º Encontrão do Terço dos Homens



A comunidade de Boa Cica, no Município de Touros, realizou neste domingo(20), das 8 às 15 horas, o primeiro grande encontro do Terço dos Homens, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que iniciou com  o palestrante consagrado Eugênio França, vindo em seguida o coordenador de Gramoré, Flávio, e Dione Nascimento.

Registrou-se a presença do Terço dos Homens da Paróquia Dom Bosco de Gramoré, em Natal, Planalto do Retiro, Boqueirão, Baixa do Quinquim e Boa Cica.  A animação ficou por conta do Ministério de Música Milagre de Deus. 

Padre Josenildo Bezzera dos Santos, presidio o momento da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encerramento deu-se com a reza do Terço de Nossa Senhora, que aconteceu às 15 horas.
Correspondente:  Eugênio França