18 de novembro de 2011

Lagoa do Sal inicia festejos de Nossa Senhora de Nazaré

A comunidade do Distrito de Lagoa do Sal, em Touros, estará realizando novenário de Nossa Senhora de Nazaré, a partir desta sexta-feira(18), que se inicia com a celebração da Santa Missa, às 19:30h, presidida por Pe. Josenildo Bezerra dos Santos.

Os festejos se prolongarão até o dia 27, quando haverá missa solene e procissão, encerrando os festejos.

Após a restauração, será a primeira vez que os fiéis estarão conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Lagoa do Sal.

Todos somos convidados a participar.

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós!
Informante da Pascom: Paulo Emídio Jr.

17 de novembro de 2011

Shakespeare era católico, diz jornal do Vaticano


CIDADE DO VATICANO, 17 NOV (ANSA)  


O jornal vaticano L'Osservatore Romano publicará amanhã(18), uma edição em que atesta que o escritor britânico William Shakespeare (1564-1616) foi católico, mas seu nome usado pela realeza da Grãbretanha como símbolo protestante.

"Como se sabe, o escritor foi por séculos considerado de forma apologética pela sociedade protestante, da qual a rainha Elisabeth I foi uma defensora orgulhosa e cruel. Mas a realidade é bem diferente", afirma o jornal da Santa Sé. 
http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/rubriche/italia/20111117151135345504.html

Sinal do Apocalipse?


Organização das Nações Unidas propõe moeda global única

Depois do Papa, agora é a ONU que deseja substituir o euro e o dólar por nova moeda
A UNCTAD, Conferência da ONU para o comércio e o desenvolvimento, avalia que o sistema atual de reserva internacional é um dos principais responsáveis pela crise econômica atual. O órgão pediu esta semana uma reforma abrangente, pois seus estudos mostram que, considerando a proporção do PIB, um país como o Brasil gastou mais do que os EUA e outros países ricos em estímulos à economia.

A ONU passou a defender a criação de uma nova moeda global única, que protegeria os mercados emergentes da especulação financeira. Enquanto existem ameaças de países ricos saírem da “zona do Euro” e uma crescente desconfiança da manutenção do dólar como principal moeda da reserva internacional.

16 de novembro de 2011

Imagem da semana - Lula sem barba

Papa Bento XVI pede para que o Brasil ore por Luiz Inácio da Silva - Lula
Ex-presidente Lula e sua esposa Marise

15 de novembro de 2011

Touros despede-se de Dona Assunção

Comunicamos que faleceu nesta terça-feira(15), às 16 horas, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, a senhora Maria Assunção Ribeiro de Miranda, 81 anos, viúva de Luiz Ribeiro.

O seu corpo está sendo aguardado e será velado no Centro Pastoral da Igreja de São Pedro, no conjunto Ponta do Calcanhar, em Touros, com Missa de corpo presente marcada para às 14:00 horas, desta quarta-feira(16).

Dona Assunção, como era carinhosamente conhecida, foi uma católica atuante e desenvolveu com nobreza a função de Ministra da Eucaristia, legionária, membro do Apostolado da Oração, e da Pastoral Familiar da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros, onde residia com sua família, em frente ao Hospital da cidade. 

Foi grande a surpresa de sua morte, que foi anunciada pelo pároco da cidade, Padre Josenildo Bezerra dos Santos, no encerramento da adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, em nome de todos os movimentos, pastorais e serviços, apresenta as condolências aos seus familiares.
Por:  Dione Nascimento

Adoração ao Santíssimo Sacramento às 19:30 h

Nesta terça-feira às 19:30 horas, na Igreja de São Pedro, no Conjunto Ponta do Calcanhar.
Jesus te espera, porque Ele te dar amor!

Proclamação da República do Brasil

Terça-feira, 15 de novembro de 2011, 09h30

Leigos têm papel fundamental na construção de um Brasil mais justo

Leonardo Meira

O dia 15 de novembro é particularmente especial para o Brasil. Em 2011, a data recorda os 122 anos da Proclamação da República, que ocorreu em 1889.

A construção de um país é tarefa que diz respeito a todos os seus habitantes. Quando o assunto é colaborar para um país mais justo e solidário, os cristãos possuem uma missão específica. Ainda mais no Brasil, que carrega o título de ser a nação que possui o maior número de católicos em todo o mundo.

"Os cristãos não podem ser um sinal se eles estiverem escondidos. O sinal tem que ser visto. Jesus diz que não se acende uma lâmpada para colocá-la embaixo da mesa, mas sim bem no alto. A Igreja orienta os cristãos a mostrarem o seu rosto, a marcarem a sua presença no mundo e dentro do Estado", explica o presidente daComissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB e Bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Werlang.

Nesse sentido, os cristãos leigos possuem uma tarefa particular, própria e oportuna para fazer acontecer a justiça e a paz. A Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, resume a peculiaridade do cristão leigo com a expressão "índole secular", apontando que eles são chamados a evidenciar a missão da Igreja no mundo, sendo fermento no meio da sociedade. Também o Documento 62 da CNBB - Missão e ministério dos cristãos leigos e leigas - afirma que "os cristãos são no mundo portadores da esperança".

"Por meio das pastorais, movimentos sociais, organismos, ONG's, também nos partidos políticos, na luta pela organização do povo, exercendo com fidelidade as diversas profissões, sempre em favor do bem comum. São formas concretas de se viver esse apostolado", complementa Dom Guilherme.

Já o presidente do Setor Leigos da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB e Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, recorda que os leigos são cidadãos plenamente. "E cabe ao cristão, ao cidadão, construir uma pátria livre, onde prevaleça a dignidade, os valores humanos, éticos, a liberdade religiosa e de expressão, para que possamos ser um povo maduro, equilibrado. Nesse aspecto, a Igreja encontra uma grande força de contribuição junto ao laicato".