28 de março de 2014

PARÓQUIA DE TOUROS SE PREPARA PARA CAMINHADA QUARESMAL DO 7º ZONAL

Acontecerá no próximo sábado 29/03, a Peregrinação Quaresmal do 7º Zonal na Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes.   Quinze padres estarão presente para confissões em preparação durante a quaresma.


Está sendo esperado caravanas de todas as 15 paróquias que fazem parte da 7ª zonal, além de caravanas com paroquianos.   Para o almoço será cobrado o valor de R$-10,00 (dez reais). 

Confira a programação:
08h30 – Acolhida as paróquias;
09h30 – Mística – Espiritualidade – Pastoral do Santuário e Pe. Edvaldo;
10h - Palestra – Espiritualidade da Quaresma;
11h – Mutirão de Confissões (todos os padres presentes);
11h40 – Missa ...com a Coroa do Bom Jesus;
Presidente: Pe. Ivanilson Alexandrino – Coordenador do Zonal;
Pregador: Pe. Helenildo Marques – Pároco de Taipu;
12h40 – Almoço – tempo livre;
14h30 – Continuação das Confissões;
15h – Ofício da Agonia do Senhor;
15h30 – Bênção e Envio – Retorno às paróquias.

Lembramos que teremos 02 ônibus saindo da Paróquia de N. S. Mãe dos Homens as 6h30 de frente a Igreja Matriz, e aqueles que desejarem participar, devem procurar a secretaria paroquial para dar o nome.

O almoço custa R$ 10,00.
Divulgue e participe. 

25 de março de 2014

PASTORAL DA SOBRIEDADE

A ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química e outras dependências.

Uma resposta da Igreja ao enfrentamento do problema social que faz dos excluídos os preferidos.

Através da Terapia do Amor, evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida.



REUNIÕES TODAS AS SEXTAS-FEIRAS ÀS 20 HORAS NA APAE
(Próximo ao Santuário Bom Jesus dos Navegantes)


OBS.: Nas reuniões todas as pessoas podem participar independentemente de sua condição. A família toda é trabalhada durante a reunião. Por isso é importante a participação da família.


Venha você também participar!!!

1º ENCONTRO MISSIONÁRIO DA PARÓQUIA DE TOUROS SURPREENDE EM ORGANIZAÇÃO E PÚBLICO

Pe. Samuel Briano e Pe. Edvaldo
O ginásio poliesportivo Irmã Aloísia Geharding, está recebendo neste domingo (23) um público acima de 1000 pessoas, no 1º Encontro Missionário da Paróquia de Touros, formado por agentes de pastoral, lideranças e animadores de setores missionários, que teve início com momento de acolhida dentro da espiritualidade, seguindo da primeira palestra.
Para o padre Edvaldo Alexandre de Brito, pároco de Touros “é motivo de muita alegria e esperança.  Isto porque, quando cheguei no mês de agosto, encontrei as comunidades, as pastorais e os grupos sem estima na missão evangelizadora na paróquia.  E começamos a trabalhar o terreno, sensibilizando as pessoas para entrar num momento novo.  Este momento novo, começou com a convocação para o Ano Missionário em 2 de janeiro, com a presença de Dom Jaime, nosso arcebispo.  Este é o primeiro evento dentro do Ano Missionário na paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, surpreendendo a todos nós com a quantidade de pessoas que aqui estão à participar desta escola missionária”, expressou o pároco da cidade. 
Willian, Marcondes e Pe. Edvaldo
O palestrante padre Samuel Briano, ficou surpreso com a organização e quantidade de pessoas participando desta primeira Escola Missionária.   “Esse encontro é uma grande resposta para essa missão pastoral. Uma participação atenta, sobretudo isso reflete o desejo de conversão pastoral que também é um pedido da nossa igreja.  É um público muito acolhedor, padre Edvaldo, traz expectativas e esperança para a comunidade de Touros.  Parabéns por esta articulação junto as comunidades!  Que a conversão pastoral esteja no coração de cada missionário”, disse o palestrante membro do COMIRE-NE.
Pe. Edvaldo, Zé Teixeira Gorete, Ivete, Lourdes e Ana Jacira 
Equipe de Olheiros:  Régia, Manuel, Luiz Antônio, Judicleide, João Maria, Cláudio,
Vera, Pedro, Suzana e Daniela
"Para nossa paróquia que estava como se adormecida,  a chegada do padre Edvaldo está trazendo a paróquia de Touros novas esperanças com renovação, e eu espero que daqui pra frente se renove cada vez mais”, diisse Nilsom, representante da comunidade do Aracati. 
Duas palestras foram realizadas nesta manhã de domingo dentro dos estudos da CNBB, “Comunidade de Comunidade:  Uma nova Paróquia”, tema do estudo do documento 104.    Está programado mais uma palestra a tarde, com encerramento previsto para as 16 horas com momento de oração e espiritualidade.
Equipe responsável pela área de alimentação
Luiz, Rosa, Marcos e Dione, componentes da PASCOM, entre outros

PAPA FRANCISCO

Salvação é dom para se receber com coração humilde, diz Papa!

Na Solenidade da Anunciação, Francisco falou da necessidade de ter um coração humilde para se aproximar de Deus e receber a salvação
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Senhor está em caminho conosco para amolecer o nosso coração, afirmou o Papa Francisco na Missa desta terça-feira, 25, na Casa Santa Marta. Na solenidade da Anunciação, o Santo Padre destacou que somente com um coração humilde como o de Maria se pode aproximar de Deus. A salvação, então, não se compra e não se vende: é um presente.
Para onde nos leva a soberba do coração? Papa Francisco desenvolveu a sua homilia concentrando-se em Adão e Eva que, cedendo à sedução de satanás, acreditaram ser como Deus. Aquele “orgulho suficiente” foi tanto que se afastaram do Paraíso. Mas Deus não os deixou caminhar sozinhos e faz a eles uma promessa de redenção.
“O Senhor acompanhou a humanidade neste longo caminho. Fez um povo. Estava com ele. E aquele caminho que começou com uma desobediência acabou com uma obediência”, disse o Papa referindo-se a Maria, que deu o seu ‘sim’ a Deus.
Francisco explicou que Deus caminha com o Seu povo com tanta ternura para amolecer o coração do homem, a fim de que este receba a promessa que Ele fez no Paraíso. Por um homem entrou o pecado no mundo; por outro homem veio a salvação. Este caminho tão longo, segundo o Papa, ajudou o homem a ter um coração mais humano, mais próximo a Deus, não tão orgulhoso, não tão suficiente. Hoje, a liturgia fala da obediência, da docilidade à Palavra de Deus.
“A salvação não se compra, não se vende; é um presente. É gratuita. Não podemos nos salvar por nós mesmos, a salvação é um presente, é totalmente gratuito (…) Para entrar em nós, esta salvação pede somente um coração humilde, um coração dócil, um coração obediente como o de Maria”.
O Santo Padre enfatizou o caminho de humildade, o que significa, simplesmente, dizer: “eu sou homem, eu sou mulher e o Senhor é Deus”, e seguir adiante na presença de Deus.
“Olhemos para o ícone de Eva e Adão, olhemos para o ícone de Maria e Jesus, olhemos o caminho da história com Deus que caminha com o Seu povo. E digamos: ‘Obrigado! Obrigado, Senhor, porque, hoje, Tu dizes a nós que nos deu a salvação’. Hoje, é um dia para dar graças ao Senhor”.