18 de abril de 2014

FIÉIS LOTAM SANTUÁRIO DE TOUROS PARA MISSA DA PAIXÃO E MORTE DE CRISTO

Missa da Vigília Pascal será ás 22 horas deste sábado. 
Milhares de pessoas lotaram o Santuário do Bom Jesus dos Navegantes para a missa de celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo.   Vivendo o segundo dia do Tríduo Pascal de acordo com a tradição liturgia da Igreja Católica, não se celebram os sacramentos, estando o altar despojado, sem cruz, castiçais e toalhas, em celebração presidida pelo Frei Cláudio, da ordem dos capuchinhos.
Durante a homilia, Frei Cláudio, fez um balanço da trajetória seguida pela Igreja, desde a quaresma até o presente momento.  Lembrou da importância para a Palavra de Deus na vida do cristão: “seguir, conhecer e viver essa Palavra, como fruto de vida e salvação, é um compromisso que o cristão deve ter para se sentir mais próximo de Deus”, lembrou.
A celebração santa, seguiu, com adoração à cruz, encerrando com a procissão do Senhor Morto.
Confira programação deste sábado e domingo.
19/04 – Sábado Santo
16h – Encontro com jovens, catequistas, crismandos, Pastoral do Santuário com as missionárias;
22h – Vigília Pascal e batismo de adultos.
20/04 – Domingo de Páscoa
8h – Missa de Páscoa na Igreja São Pedro;
9h30 – Batizados no Santuário;
19h – Procissão com Cristo ressuscitado e Missa de Páscoa no Santuário.


SANTUÁRIO DE TOUROS REALIZA PELA PRIMEIRA VEZ O OFÍCIO DA AGONIA NA SEXTA-FEIRA SANTA

Vestidos de preto, fiés lotaram o Santuário do Bom Jesus dos Navegantes atendendo o apelo do pároco da cidade para a oração.
Atendendo ao apelo do pároco da cidade, fiéis lotaram o santuário do Bom Jesus dos Navegantes para rezar ao meio dia, o Oficio da Agonia de Jesus, nesta Sexta-Feira Santa.  Após as 12 badaladas da matraca, os fiés que se vestiram de preto em sinal de luto ao sofrimento do Filho de Deus, atendendo o apelo do padre Edvaldo Alexandre de Brito.
O momento de reflexão e oração foi conduzido pela irmã Patrícia Regina(34), da ordem das Filhas da Caridade, que estão em visita à Touros como missionárias nesta semana santa, a convite do pároco da cidade.  “Eu já tinha participado!   Hoje, é a primeira vez que conduzo este momento de oração profunda, de relembrar o momento da Paixão do Senhor, dessa entrega de Jesus por nós na cruz.  As pessoas que aqui estavam eram pessoas piedosas, e fizeram desse clima, um clima de Deus, isso é importante”, declarou irmã Patrícia. 
Para Maria Rita Ribeiro Bilro, “o momento foi de muita luz para mim.  Senti uma grande paz em meu coração.  O momento foi de total entrega”, disse.

Emocionada, Fátima Leite disse que “este momento foi extraordinário!  O pároco está de parabéns pela iniciativa.  Não imaginava que fosse me emocionar tanto”, declarou.

Andreia Silva lembrou que “deu para sentir como é grande a nossa ingratidão para com o Filho de Deus.  Me senti profundamente tocada pelo amor de Jesus”,  concluiu.


A idéia é lembrar o caminho percorrido por Jesus desde sua prisão no Jardim das Oliveiras até a crucificação.  Para os fiéis, este é um momento de reflexão e agradecimento.

17 de abril de 2014

TRÍDUO PASCAL INICIA COM MISSA DO LAVA PÉS E ÚLTIMA CEIA

“A Quinta-Feira marca o início do Tríduo Pascal. Hoje celebramos a Missa da Ceia do Senhor, Lava Pés, que é símbolo da humildade”, descreve padre Edvaldo Alexandre de Brito.
Durante a missa celebrada nesta quinta-feira, às 19h30, no Santuário de Touros-RN, o pároco  da cidade usou palavras de reflexão, lembrando que a mensagem deixada pela Páscoa é de passagem da vida para a vida eterna.  “É a última Ceia de Jesus, que mostra que prova de amor maior não há do que dá a vida pelos seus irmãos e quando somos capazes de nos abaixar e lavar os pés das pessoas, como prova de humildade”, afirmou padre Edvaldo.
A missa que foi concelebrada pelo padre Luiz, teve sua continuidade com o Santíssimo sendo entronizado  numa capela improvisada, no Santuário, onde ficará sendo adorado até esta sexta-feira as 15 horas.
“Esta sexta-feira é dia de silêncio e jejum!  É um dia de dor, quando temos que ficar em sentinela pela morte de Jesus, é um dia diferente, propício para à contrição, reflexão e oração”, lembrou o celebrante.
Para esta sexta-feira santa (18), a programação traz 2 inovações, a Via Sacra das Crianças e o ofício da Agonia do Senhor, confira:
8h – Via Sacra das crianças;
10h – Confissões;
12h – Ofício da Agonia do Senhor;

15h – Liturgia da Paixão, adoração da cruz, procissão do Senhor Morto.
 Para representar os apóstolos o pároco escolheu os que servem a Igreja

MISSA DO LAVA PÉS NESTA QUINTA-FEIRA SANTA ÀS 19h30 NO SANTUÁRIO DE TOUROS-RN

Papa Francisco, lava os pés dos discípulos
No Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, a missa do Lava Pés, realizar-se-á as 19h30, desta quinta-feira (17), e será presidida pelo pároco Edvaldo Alexandre de Brito.  CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

16 de abril de 2014

PROCISSÃO DE RAMOS ABRE A SEMANA SANTA EM TOUROS

Fiéis caminharam por ruas do Centro e participaram de missa no Santuário.
Fiéis se concentraram na Igreja de São Pedro, no conjunto Ponta do Calcanhar, onde foi realizada a benção dos ramos, seguindo da procissão, que seguiu em direção ao Santuário, onde foi celebrada a santa Missa, presidida pelo pároco Edvaldo Alexandre de Brito.
A celebração de Ramos marca o fim da Quaresma, período em que a igreja recorda os 40 dias que Jesus ficou no deserto, antes de começar a vida pública.  “Uma programação foi preparada para toda a semana.  Neste Domingo de Ramos, marcamos o início da Semana Santa, onde todos somos chamados a viver a morte, crucifixão e ressurreição de Cristo”, expressou padre Edvaldo.
Padre Edvaldo, pediu aos fiéis, que no Ofício da Agonia, que será rezado na sexta-feira (18) às 12 horas, todos venham de preto.  Confira a PROGRAMAÇÃO da Semana Santa:
16/04 – Quarta-feira Santa
19h – Missa no Santuário com acolhida e envio dos missionários(as), para as Comunidades;
17/04 – Quinta-feira Santa
8h – Missa dos Santos Óleos – Catedral Metropolitana – Natal;
19h30 – Missa do Lava-Pés no Santuário, seguindo de adoração ao Santíssimo Sacramento, prolongando-se até as 15 horas da Sexta da Paixão;
18/04 – Sexta-feira Santa
8h – Via Sacra das crianças;
10h – Confissões;
12h – Ofício da Agonia do Senhor;
15h – Liturgia da Paixão, adoração da cruz, procissão do Senhor Morto.
19/04 – Sábado Santo
16h – Encontro com jovens, catequistas, crismandos, Pastoral do Santuário com as missionárias;
22h – Vigília Pascal e batismo de adultos.
20/04 – Domingo de Páscoa
8h – Missa de Páscoa na Igreja São Pedro;
9h30 – Batizados no Santuário; 
19h – Procissão com Cristo ressuscitado e Missa de Páscoa no Santuário.