17 de dezembro de 2011

É natal, Jesus nasce em nós!

Para a Igreja Católica, ter um presépio em casa significa conviver e partilhar o nascimento de Jesus Cristo.


O presépio relembra o acontecimento mais importante do natal, o nascimento de Jesus Cristo. Esse acontecimento está relatado nas leituras dos Evangelhos da Bíblia.


Para cristãos o presépio é o símbolo que representa a principal razão de celebrar o natal e a tradição de montá-lo passa por gerações.

16 de dezembro de 2011

Área Pastoral de Parazinho e Pedra Grande


Missa celebrada por Dom Matias oficializará área Pastoral de Nossa Senhora de Nazaré

       Parazinho e Pedra Grande estão próximas de se desmembrarem das paróquias de João Câmara e São Bento do Norte, respectivamente. Na próxima terça-feira(20) acontecerá uma Missa em Ação de Graças a ser celebrada pelo arcebispo da arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício, criando a Área Pastoral de Nossa Senhora de Nazaré que abrangerá Parazinho e Pedra Grande.
 
        A área Pastoral será dirigida pelo padre Ivanilson Alexandrino que já está atuando nos dois municípios há alguns dias. A celebração será às 19horas celebrada por Dom Matias Patrício.
Fonte:  Pascom de João Câmara

15 de dezembro de 2011

Vicente Malaquias morre em Touros

Vicente Malaquias da Costa

NOTA:  Informamos que a missa de corpo-presente será às 8 horas, desta sexta-feira, na matriz.   A família enlutada convida parentes e amigos para este ato de fé e solidariedade cristã.

Faleceu nesta quinta-feira(15), às 4:50 horas, no Hospital de Touros, vítima de parada respiratória, aos 91 anos de idade, Vicente Malaquias da Costa, agricultor, aposentado.

Natural de Touros, nasceu em 20 de abril de 1920, era filho de Antonio Malaquias da Costa e Joana Maria da Conceição.  Da união tiveram os filhos Vicente Malaquias, Euclides, Afonso, Lourdes, Senhorinha, Alice, Dolores e Inês.

Deixa viúva Maria da Paz da Costa, com quem teve 9 filhos:  Maria Aparecida(falecida), Joana Darc, Maria Pureza, José Anchieta, Francisco Canindé, Maria Izabel, Paulo Malaquias, Maria das Graças e Maria Nazaré.

De família tradicional cristã-católica, construiu no povoado do Geral, onde viveu com a família por muitos anos.  Após aposentado, escolheu viver com parte da família na cidade Touros, até os dias de hoje.  

O corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Augusto Severo, 49, (por traz do Supermercado J. Araújo), em Touros-RN.

13 de dezembro de 2011

Natal se despede de Monsenhor Assis


Monsenhor Francisco de Assis Pereira, da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã desta manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde ontem. O velório acontecerá a partir das 14 horas, na Catedral Metropolitana. Amanhã, quarta-feira, às 8 horas, haverá missa, na Catedral. Após a missa, o corpo será conduzido até o Cemitério Vila Flor, na BR 304, para o sepultamento.

Ele nasceu em 12 de abril de 1935, em
Foto: Cacilda Medeiros

Mons. Assis exerceu várias funções na Arquidiocese
Santa Cruz (RN), e foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1958. Estudou em Roma, onde fez doutorado em Filosofia e em Teologia.

Na Arquidiocese de Natal, Monsenhor Assis desempenhou várias funções, entre elas pároco das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, da Sagrada Família, nas Rocas, e de São João Batista, em Lagoa Seca, todas na capital; coordenador da cúria metropolitana, nos governos de Dom Alair Vilar e Dom Heitor Sales; Vigário Geral, no governo de Dom Heitor; diretor do Curso de Teologia do Seminário de São Pedro; coordenador do arquivo; Vigário Episcopal para o Clero; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Postulador das causas de beatificação e canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; de beatificação de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (Arquidiocese de Olinda e Recife), do Padre Ibiapina (Diocese de Guarabira – PB) e da reabilitação do Padre Cícero. Até recentemente, era capelão da Igreja de São Judas Tadeu, situada na Av. Rodrigues Alves, no Tirol, em Natal. Ele escreveu e publicou dois livros, sendo um sobre a história os Protomártires do Brasil e outro sobre o Beato Mateus Moreira, patrono dos Ministros da Eucaristia. Monsenhor Assis foi também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

No início deste ano, vinha se submetendo a um tratamento para curar um câncer na garganta.
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

O velório aconteceu na Catedral Metropolitana, a partir da tarde do dia 13. Às 8 horas da manhã do dia 14, aconteceu a missa de exéquias. Após a missa, o corpo foi conduzido até o Cemitério Vila Flor, onde houve o sepultamento.

11 de dezembro de 2011

Festa de Santa Luzia, convida-lhe a contagiar-se com a alegria deste momento de amor e fé

A comunidade de Santa Luzia, no Município de Touros,  vive os festejos da sua Padroeira, que traz neste ano de 2011 o tema "Evangelizar com coragem a partir do Testemunho de Santa Luzia", que teve início dia 05, com carreata conduzindo a primitiva imagem da Santa protetora da luz dos olhos, seguido de caminhada até a Igreja, com hasteamento das bandeiras e celebração da Missa.

Na programação diária:
12h - Ofício da Imaculada Conceição
15h - Terço da Divina Misericórdia
19h - Santa Missa

Durante a noite quermesse, venda de camiseta e CDs.

Neste sábado(10) o tradicional leilão com música ao vivo.

A comunidade prepara-se para o encerramento no próximo dia 13, com a seguinte programação:
04:30h - Caminhada penitencial
05:30h - Momento de Adoração a Jesus Eucarístico
06:00h - Café Comunitário
12:00h - Ofício de Nossa Senhora
16:00h - Missa solene de Santa Luzia
17:30h - Procissão pela ruas da comunidade
18:30h - Arreamento das Bandeiras

Venha contagiar-se com a alegria da Festa de Santa Luzia