22 de abril de 2014

JOVENS DA PARÓQUIA DE TOUROS SÃO ENVIADOS PARA A COMUNIDADE SHALOM E DELA PARA O MUNDO

Juciane Antunes da Silva(23), Edgar Vieira Guerra(24) e José Rafael Cruz(24) são enviados em missão para a Comunidade de Vida Shalom.
Na noite desta segunda-feira(21), a paróquia de Touros se reuniu em festa para despedir-se de três jovens missionários postulantes da Comunidade Católica Shalom, que partirão em missão.  No santuário do Bom Jesus dos Navegantes os fiéis participaram da missa solene celebrada às 19h30, presidida pelo pároco da cidade Edvaldo Alexandre de Brito, na presença de paroquianos, amigos e familiares dos missionários.
Como entender o gesto tão sublime desses jovens?  Este é um momento muito especial, privilegiado.  Nós estamos vivendo três ecos:  o da Jornada Mundial da Juventude, que proclamou a juventude à assumir sua missão no coração da Igreja, “ide e evangelizai”; o eco do Papa Francisco, que convoca a Igreja a sair de se mesma e ser uma Igreja Missionária; e, a vivência do Ano Missionário em nossa Paróquia.  Este é um momento que nos marcará por toda existência!  O sim destes três jovens, que saem de Touros, para a Igreja de Jesus no mundo, expressou padre Edvaldo.
Durante a homilia, o celebrante citou o nome daqueles que estão nos registros da paróquia de Touros como enviados para uma vida religiosa. Foram lembrados os padres João Penha, Luiz Silva, João Maria, Gilson, Edilson Nobre, Vicente Neto, Jorge Cardoso; irmãs Maria de Lourdes (Carmelita), Rosilene(Franciscana do Bom Conselho), Ana Tereza(Filhas de Santana), Erisandra(Franciscana Maria Auxiliadora), e a missionaria leiga Andreia, na Canção Nova.
Para Juciane, que servirá em Belo Horizonte-MG, “nesse momento sinto sentimentos bem opostos.  Ao mesmo tempo em que sinto uma grande alegria, o sentimento também é de saudade.   É como se fosse o próprio mistério da Páscoa, de sofrimento, mas o olhar para frente é por algo maior, ressurreição.  Doar-se por uma juventude e por uma humanidade que sofre.  A decisão é por amor, visando a eternidade!  João Paulo II dizia, que Deus não nos tira nada, Ele nos dar tudo.  E, é esse sentimento que tenho, de não estar perdendo, mas, ganhando muito mais”. 
O enviado Rafael, disse que “esse é o momento de dar uma resposta de gratidão a Deus em meio ao sofrimento de perder por alguns instantes essa ligação mais próxima com a família, com os amigos.  Mas a certeza de que Deus compensa o sacrifício.  Toda a dor é cumulada com a graça e Deus, e eu sei que não só na minha vida vai frutificar esse sim, mas na vida dos meus amigos, da família, da Igreja e da paróquia, que haverão de colher muitos frutos a partir dessa entrega”, expressou o postulante do Shalom da Parquelândia-Fortaleza/CE, onde estará servindo.
“Sinto-me muito feliz, disse Edgar Guerra.  É uma alegria que vem de dentro, ela não vem de fora, se viesse de fora, estaríamos caindo por aí diante das dificuldades, dos sacrifícios que temos de fazer diante da cruz de Cristo, das perseguições que se apresentam.  Mas, essa alegria, essa paz interior verdadeira que sentimos em estar fazendo a vontade de Deus, é algo tão forte, que só vivendo, se abrindo ao divino, para entender essa verdade, que é de Deus”.  Edgar, estará em missão em Vigário Geral no Rio de Janeiro-RJ.
A missa de envio foi celebrada entre lágrimas e sorrisos.  Apresentações e manifestações de carinho, abraços e muita emoção.   A imagem que fica, é de uma juventude que busca a santidade, servindo a Deus, a Igreja e ao seu próximo. 

Texto e imagens:  Dione Nascimento